segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Novo Timbu dá as caras!

12 de Dezembro de 2012 • 21h41 - nautico-pe.com.br
Por Alexandre Wolkoff

As mudanças marcam um novo tempo para o clube alvirrubro. Se não bastasse a inédita vaga na Copa Sul-Americana, conquistada durante a brilhante campanha na Série A deste ano, o aristocrático de Rosa e Silva entra em 2013 projetando o futuro. A Arena Pernambuco, construída para abrigar os jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, passa ser a nova casa alvirrubra durante os próximos 30 anos. Para acompanhar este processo de evolução, o departamento de marketing resolveu unir a tradição à modernidade; criar o novo visual para o Timbu, mascote do clube.

Ele surgiu na década de 30, numa brincadeira inusitada da torcida adversária para mexer com os nervos dos jogadores alvirrubros. No dia 19 de janeiro de 1934, Náutico e América entraram em campo pelo estadual até que em um determinado momento do jogo a torcida rival começou a apelidar os jogadores alvirrubros de “Timbu”. O motivo teria sido uma garrafa de cinzano levada por um dirigente para o centro do gramado, no intervalo do jogo, para minimizar o frio causado pela forte chuva. O apelido trouxe sorte e o Náutico venceu a partida por 3x1. Desde então, o clube alvirrubro adotou o animal como mascote.

Ao longo dos 78 anos de existência, o Timbu ganhou várias formas. E na tentativa de modernizá-lo, o departamento de marketing do clube resolveu elaborar um concurso para a criação do novo visual e o resultado foi satisfatório. Com uma nova roupagem, o Timbu foi apresentado na tarde de hoje, durante a coletiva de imprensa, conduzida pelo vice-presidente de marketing do clube, Roberto Varela. Também esteve presente o criador do desenho e vencedor do concurso, Ítalo Cavalcanti, que explicou detalhes da sua obra.

“O desenho foi inspirado nos mangás japoneses, mas busquei inspiração também nos personagens da Wall Disney. A intenção foi atrair o público jovem, principalmente as crianças”, disse Ítalo.

O diretor de marketing, Roberto Varela, elogiou o trabalho desenvolvido por Ítalo e ressaltou características importantes do animal. Dentre as mais peculiares, as listras escuras na cabeça e nos olhos.

“Resolvemos mudar porque algumas pessoas falavam que o anterior não parecia suficientemente com um Timbu, confundindo inclusive com outros animais. Então resolvemos criar este concurso para renovar o visual”, disse Varela.

A explicação de Varela é baseada nos comentários da maioria das pessoas que desconhecem a origem do animal. Muitos pensam que o bicho pertence a família dos ratos, mas na verdade trata-se de um mamífero marsupial, comumente encontrado por todo Brasil.

“Quero que as pessoas identifiquem o Timbu e que conheçam suas principais características. Quando o mascote foi lançado na década de 40, era comum ver esse bicho nas cidades, mas com a crescimento urbano, estavam criando uma imagem diferente do animal a partir da aparência original”, disse o designer, Ítalo.

O desenho do “novo timbu” mal saiu do papel e a diretoria de marketing já estuda mudar a aparência do mascote, animador de torcida, nos dias de jogos. A intenção é produzir a nova roupa antes de iniciar as competições oficiais para a temporada 2013. 

"Estamos agilizando para que o Timbu entre no Pernambucano de visual novo", disse Varela, que não descartou a possibilidade de um próximo concurso para dar nome ao mascote. "Por mim não faria isso. Acho que Timbu é Timbu. Mas vamos analisar bem a situação e discutir essa possibilidade", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.