sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Fala, Milton! Um ano para comemorar

15 de Dezembro de 2011 • 16h58
Por Milton Neto*

O ano de 2011 foi muito bom para o Náutico. Afinal, conseguimos o acesso à primeira divisão, com um honroso segundo lugar, atrás apenas da fenomenal Portuguesa (que, merecidamente, ficou com o título da segunda divisão em 2011 – com melhor ataque, melhor defesa, maior número de vitórias e menor número de derrotas).

E, se coroamos o ano com a conquista da vaga na serie A, também obtivemos o artilheiro da competição nacional: Kieza, com 21 gols.

Outro aspecto bastante relevante é a incrível marca de invencibilidade no nosso caldeirão. Com 19 partidas sem perder na Serie B e mais 12 no campeonato estadual – além de 1 pela Copa do Brasil – totalizando 32 jogos invictos nos Aflitos, de um total de 33 partidas disputadas como mandante. Um feito de respeito. Digno da nossa torcida. A única derrota sofrida no Eládio de Barros Carvalho foi para o Vasco – justamente o campeão da Copa do Brasil (na competição que fomos vencidos). Vasco, que além da Copa do Brasil, conquistou o vice-campeonato da serie A e chegou nas semifinais da Sulamericana (sendo o time brasileiro que mais longe chegou na competição continental).

E se não conseguimos avançar na Copa do Brasil, foi, justamente, por termos cruzado com o campeão (que fez um ano fantástico), mas passamos tranquilos nas fases anteriores, dando a impressão que, poderíamos ir mais longe.

Já no estadual, fizemos uma primeira fase impecável. Com 10 vitórias e apenas 1 empate, nos Aflitos, e com derrotas, fora de casa, apenas para Salgueiro, Porto e América, o Timbu foi o melhor time da fase em que todos jogaram contra todos, em jogos de ida e volta, por pontos corridos.

Sem temer qualquer adversário, não escolhemos o embate das semifinais e vencemos o Central, colocando o Sport, no seu caminho. Perdeu o primeiro jogo na ilha, justamente por jogar aberto e sem contar com a sorte no último lance do jogo, quando Ricardo Xavier chutou na trave do goleiro Magrão. 

Vencemos o jogo da volta, nos Aflitos, fazendo os mesmos três gols que eles fizeram no primeiro embate, na Ilha. Mas a diferença de um gol a menos, no jogo da ida, fez a diferença na classificação. Justamente a bola na trave no minuto derradeiro da primeira partida. Mesmo assim, ao final, continuamos a sustentar a glória de sermos os únicos hexacampeões no estado, graças ao campeonato conquistado pelo Santa Cruz. Só faltou o titulo, para que o torcedor timbu comemorasse com mais entusiasmo a manutenção do luxo de ser hexa.

Mas o ano não terminou e ainda trouxe as conquistas das categorias de base, com o sub-17 e a Copa Pernambuco, coroando os trabalhos do professor Guilherme e de Sérgio China – que ainda teve a honra de representar o Brasil, nos jogos universitários, com vários jogadores do Náutico – dentre eles um que seria aproveitado no time profissional (Jeffersom Berger).

Podemos, então, nos despedir de 2011 com muita esperança em 2012. Com a manutenção do técnico Waldemar Lemos e uma boa base com Gideão, Marlon, Elicarlos e Rogério (todos acertados para 2012) e a permanência de destaques como Kieza, Ronaldo Alves, Derley, Eduardo Ramos, por exemplo, e alguns reforços de primeira, se pode buscar o título do estadual e da Copa do Brasil (por que não?), além de uma classificação para sulamericana, para que 2012 seja melhor ainda que o bom ano de 2011.

*Milton Neto é colunista do site oficial e escreve às quartas-feiras sobre o amor pelo Alvirrubro. Excepcionalmente, o texto desta semana foi publicado nesta quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.