sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Milton Neto - Arganaus

Fonte: Blog do torcedor
Postagem: Milton Neto
09/12/2011


Diz a lenda que na escuridão do estádio Eládio de Barros Carvalho, vivem escondidos, criaturas errantes, que vagam dentre as vigas das arquibancadas e são invisíveis ao olhos humanos.

São os arganaus. Dizem que eram pessoas comuns. Torcedores. Que vieram para um jogo qualquer, no século passado. E foram mordidos por timbus (parentes dos morcegos) em noite de lua cheia.

Os arganaus – segundo algumas poucas pessoas que os viram (e que já não se encontram vivas para confirmar) – são pálidos (mas não brilham) e tem olhos vermelhos, que se destacam, no glóbulo branco. Seus dentes da frente são salientes e cumpridos, para sugar o sangue de suas vítimas.

Possivelmente você já deve ter visto um torcedor possuído pelos arganaus, num jogo do Náutico. Geralmente, o possuído xinga o time – mesmo que o Náutico esteja vencendo. Mesmo que o time seja líder, invicto e tenha uma campanha espetacular.

O possuído do arganau não se contenta com a vitória ou com a situação do time na tabela. Ele vive de criticar. De cornetar.

No último campeonato brasileiro da serie B – que o Náutico foi vice-campeão, conseguiu subir para serie A, terminou invicto nos Aflitos e teve o artilheiro da competição – tivemos manifestações de vítimas dos arganaus. Especialmente em alguns jogos do primeiro turno.

O técnico Waldemar Lemos – sem conhecer a lenda de tais criaturas – chegou a pedir que a torcida atrás do banco de reservas não se manifestasse contra o time. Mal sabia ele que eram os arganaus mordendo cerca de meia dúzia de torcedores, nas sociais. Sugando o seu sangue, pelo crânio (ocasião em que o sangue sobe até a cabeça das vítimas e elas ficam suscetíveis a agressões em massa).

Nesses dias de marasmo, sem jogos nos Aflitos, os Arganaus ficam indóceis. Sem ter como sugar sangue das arquibancadas, passam a frequentar a sede do clube.

Dizem até que os arganaus se modernizaram e frequentam as redes sociais e twitters. Eu não acredito nisto, digo logo. Mas….

Enio Ernesto, de 85 anos, é um alvirrubro de longa data. E ele já conhecia as estórias dos arganaus nos Aflitos. É ele quem nos informa sobre a origem dessas criaturas noturnas e rasteiras.

- Meu caro Milton. Quando eu era criança, já havia esta lenda nos Aflitos. Dizem que alguns alvirrubros pegaram um timbu e fizeram um ritual no meio de campo, numa noite de lua cheia. A intenção era fazer com que os adversários que viessem aos Aflitos passassem a temer o nosso timba, de forma sistemática. Que passassem a ter visões aterrorizadoras, sempre que atacassem nosso sistema defensivo.

- Eles cortaram a cabeça de um timbu e com a mesma faca que decepou o pobre animal, fizeram um segundo massupial beber o sangue do primeiro sacrificado.

- O bicho se debatia e, fingiu-se de morto, após beber as primeiras gotas do sangue de seu similar. Quando os primeiro raios da lua cheia lhe atingiram os olhos, o timbu pulou em cima dos torcedores e mordeu-lhes o cranio, sugando o sangue, até que caissem exauridos.

- Passada toda madrugada, sem que ninguém viesse socorrer os 2 torcedores, o cheiro de putrefação atraiu roedores, animais rasteiros e outros. Ao chegar o sol, não restava mais qualquer sinal das atividades que haviam ocorrido ao longo da noite.

- Os dois torcedores se tornaram os primeiros arganaus que se tem notícia. Revoltados com a sua condição, passaram a infernizar e possuir torcedores desavisados, que frequentam os Aflitos. Sempre àqueles que vão ao estádio discrentes na força do time. Eles são sempre mais suscetíveis às ações dos arganaus.

- Falam que a única coisa que afasta os arganaus é a vibração positiva da torcida. Os canticos de guerra. De incentivo ao time. As alegrias pela vitória. Pelos gols.

De fato, meu caro Enio Ernesto. Em alguns momentos, tenho visto a ação dos Arganaus, nos Aflitos. Mas, parecem desaparecer a cada vitória ou cada gol do timba. Eles se escondem e voltam à se esgueirar entre uma e outra coluna.

Eu nunca vi um arganau. Mas que eles existem, existem. E, contra eles, melhor remédio é nosso apoio ao time. Afinal, é bem mais simples que levar crucifixos, alho ou estacas. E, sem dúvida, alguma, muito mais prazeroso….N-A-U-T-I-C-O!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.