quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CT WILSON CAMPOS: segunda casa de Robélio Neves e referência para clubes do Brasil

16 de Outubro de 2012 • 23h00 - nautico-pe.com.br
Por Simone Vilar / Fotos: Simone Vilar

Ele é pau pra toda obra. O gerente do Centro de Treinamento Robélio Neves começou no Náutico em 1978 aos 12 anos de idade. Chegou ao clube através do então lateral direito do timbu Clésio. O garoto logo despontou nas categorias de base. Robélio conquistou títulos no infantil, no juvenil, no infanto-juvenil (atual categoria de juniores). Mas o que marcou a carreira de jogador foi o bicampeonato em 1984 e 1985. No primeiro título de profissional era jogador de Ênio Andrade e em 1985 foi campeão com Mário Juliato. “Dois times maravilhosos que o Náutico teve”, lembra. 

Quis o destino fazer de Robélio um patrimônio alvirrubro e ele voltou ao clube em 2000 no início da construção do Centro de Treinamento Wilson Campos. O trabalho do ex-jogador consistia na formação da garotada das escolinhas de futebol, ao mesmo tempo em que treinou os meninos da base. O maior prazer de Robélio como “professor”, no entanto, estava na triagem de futuros atletas. “Eu sempre gostei de garimpar os peladeiros e lançar talentos dessas peneiras”.

O professor virou gerente. Atualmente, Robélio Neves gerencia o CT Wilson Campos, chega às seis e meia da manhã, quando o trânsito permite e só sai depois de encerradas as atividades. Gabinete, roupa formal, papel, nada disso faz parte das ferramentas de trabalho de Robélio. O negócio dele é meter a mão na massa. “Ah eu gosto de cortar a grama, de ajudar a rapaziada no vai e vem dos carrinhos de mão, levando material para a obra de ampliação”, comenta. 

O orgulho de Robélio fica explícito em comentários de pessoas de outros clubes que solicitam o CT Wilson Campos para a fase final de preparação no Recife. Segundo Robélio, 90% dos clubes que vêm ao Recife jogar contra o rival Sport fazem o último treino na “segunda casa” do gerente do CT. “Todo mundo elogia. Quando o Atlético-MG veio treinar aqui eu brinquei com Ronaldinho Gaúcho que ele passou a ser o recordista do CT por ter vindo com o Flamengo e com o Galo no mesmo campeonato. Ele respondeu que viria mais vezes, pois se sentiu bem demais e impressionado com o CT”, contou.

Wanderley Luxemburgo e o jogador do Flamengo Léo Moura também ficaram surpresos com as instalações alvirrubras. “Luxemburgo disse a mim que o Náutico com o CT iria se tornar um dos grandes clubes do Brasil. Léo Moura duvidou que fosse o mesmo centro de treinamento de anos atrás quando veio por aqui pela primeira vez”, comentou Robélio.

Obras em andamento

54 hectares de terreno abrigam o Centro de Treinamento Wilson Campos, na BR 101 Norte, na Guabiraba, zona norte do Recife. A boa localização e a modernidade das instalações já despertam o interesse de seleções que vão disputar a Copa das Confederações e também Copa do Mundo de 2014. Constantemente, pessoas ligadas a FIFA e a CBF realizam vistoria no CT. Cabe a Robélio acompanhar os visitantes ilustres. 

No momento, o CT recebe máquinas e operários para a terraplanagem da área onde vai ser plantada a grama da Arena. Com a chegada do caminhão com fertilizante, O plantio deve começar na próxima segunda-feira. Simultaneamente, acontece o trabalho de drenagem de mais dois campos profissionais. Estima-se que no próximo mês os operários caiam em campo para iniciar a construção do alojamento com 22 quartos duplos, piscina térmica, academia e sala de imprensa. Por enquanto, toda acomodação do departamento de futebol está restrita ao alojamento da divisão de base. Por sinal, falta pouco para ficar pronta uma piscina térmica, um equipamento de hidroterapia importante para o relaxamento após os jogos e principalmente na recuperação de atletas em tratamento. A meta do clube é entregar o CT com todas as obras concluídas no dia 07 de abril de 2013, data que marca o aniversário de 112 anos do Clube Náutico Capibaribe.

Escolinhas de futebol revelam jovens talentos

O CT Wilson Campos passou a ser um celeiro de novos talentos do futebol. Aqui, 430 meninos de sete a 17 anos de idade dão os primeiros passos em busca do sonho de ser jogador de futebol. Robélio Neves coordena todo esse trabalho, mantém a disciplina e exige zelo às instalações. As mensalidades da escolinha garantem 70% das despesas do Centro de Treinamento. “Aqui temos centro de apoio ao atleta, estamos concluindo o consultório odontológico para dar a melhor assistência a esses meninos”, revela Robélio.

A escolinha funciona nas segundas, terças, quartas e sábados, em dois turnos, manhã das 08h30 às 10h e à tarde, das 14h às 15h30. Sócio do Náutico paga mensalidade de R$ 50,00 e o não sócio R$ 60,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.