quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Arbitragem nociva ao futebol

09 de Junho de 2012 • 00h15 - nautico-pe.com.br
Por Simone Vilar / Foto Simone Vilar

O Campeonato Brasileiro já sofre com a injustiça da má distribuição de cotas da televisão. A discrepância é visível nos orçamentos dos clubes. O Náutico tem o menor de todos os clubes participantes. Pra montar um grupo equilibrado, a direção do clube elaborou uma verdadeira ginástica financeira e passou a contar com o melhor aproveitamento dos reforços. 

Antes do começo da competição, a imprensa e representantes dos clubes Brasil afora apontavam o Náutico como candidato certo ao rebaixamento. Com muito esforço e dedicação de todo o departamento de futebol, o timbu provou ser uma realidade completamente diferente daquilo que projetavam os “expert” da bola. Poderia estar melhor, se não fosse o excesso de erros da arbitragem do futebol brasileiro. 

Mudaram o comando da comissão de arbitragem, mas em campo os escândalos permanecem. Hoje, no Estádio dos Aflitos foi a gota d’água. O vice-presidente executivo e de futebol, Toninho Monteiro participou da coletiva e pediu aos cronistas um espaço para o protesto. Com razão! No jogo desta quarta-feira contra o Vasco, mais uma vez, o Náutico foi vítima do senhor do apito Leandro Vuaden (RS-Fifa) e de seus assistentes, Marcelo Barison (RS) e José Silveira (RS) . 

Dois lances capitais definiram o resultado da partida. O gol legal de Araújo, mal anulado pela arbitragem e o pênalti claro em Souza culminaram com indignação da direção do clube e revolta dos jogadores e comissão técnica. O protesto de Toninho foi legítimo. “Tem sido uma repetição os erros contra o Náutico. Hoje, o gol de Araújo e o pênalti de Souza foram dois erros decisivos que influenciaram no resultado da partida. Por isso faço um apelo à Comissão de Arbitragem para que olhem essa situação, pois, esse pessoal veio aqui e colocou o trabalho de uma semana por terra e prejudica o clube. Aprendi na vida que quem não chora não mama.”

Nas perguntas dos jornalistas, Toninho refrescou a memória. Já são erros crassos contra o Náutico. Quem lembra o jogo contra o Atlético Mineiro em Belo Horizonte, com um pênalti mal marcado e grosseiro contra o Náutico, um gol legítimo do timbu também naquela partida e a falta no lance que originou o primeiro gol do adversário? Quem lembra do outro gol legal de Araújo contra o Inter que poderia ser o da vitória timbu em Porto Alegre? Contra o Cruzeiro, no domingo, 28 faltas do adversário contra 16 do Náutico, mas no final os alvirrubros contabilizavam cinco amarelos e um vermelho, para dois amarelos apenas do time mais indisciplinado. Por essas e outras Toninho Monteiro foi enfático. “Conversei com o Presidente Paulo Wanderley e toda a comissão e vamos com a ajuda da Federação Pernambucana de Futebol mostrar um vídeo a Comissão de Arbitragem para mostrar que há discriminação com os times do Nordeste. Com tantos erros escandalosos eu tenho que protestar! Eu só posso crer que há má fé. Eu só posso imaginar que há uma perseguição. Os jogadores hoje desabafaram. Doutor, a gente trabalha a semana toda pra chegar em 90 minutos uns erros que prejudicam a gente, o clube e a imagem do campeonato. Não discriminem os clubes do Nordeste. Precisamos moralizar o Campeonato Brasileiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.