segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Náutico aposta na força dos Aflitos para ir longe na Copa do Brasil Sub-20

10 de Setembro de 2012 • 18h09 - nautico-pe.com.br
Por Simone Vilar / Foto: Simone Vilar

32 equipes iniciam no dia nove de outubro a maratona de jogos da Copa do Brasil Sub-20. A primeira edição do campeonato nesta categoria credencia dois representantes do Brasil para a Taça Libertadores da América do próximo ano. Quem chegar à final garante vaga para a principal competição do continente. A CBF usou como critério para definir os times para a Copa do Brasil as vinte que disputaram a Série A do profissional no ano passado e as 12 melhores equipes da série B, totalizando 32 participantes do campeonato. O regulamento segue o mesmo critério eliminatório da competição principal, com gol na casa do adversário sendo decisivo para classificação. 

O Náutico vice-campeão da Série B do ano passado também é o atual campeão pernambucano da categoria sub-20. No mês passado, os alvirrubros superaram o rival Sport na final do estadual. Aliás, esta é a única competição de peso que a garotada disputou este ano. Uma realidade bem diferente vivida pelo adversário do timbu na estreia da Copa do Brasil, o Fluminense entra na disputa como um dos cinco melhores times do Brasil em futebol de base. Jogou este ano a Taça São Paulo e a Taça BH, além de ser o atual campeão carioca. O primeiro jogo do confronto acontece no dia nove de outubro, provavelmente nos Aflitos. É justamente no gramado, onde o Náutico faz valer a sua força nos jogos dentro de casa na Série A que, o técnico Sérgio China aposta suas fichas para superar o bom time do Fluminense. “Começamos nossa preparação no início do mês. Estamos buscando informações e vídeos com jogos do Fluminense para termos a noção exata das características do adversário”, pondera. 

Do grupo campeão pernambucano do Sub-20 apenas três jogadores não vão participar da Copa do Brasil. Esses jogadores foram emprestados para times que disputam a série A2 do pernambucano. O trabalho da base já rende frutos nos Aflitos. Douglas Santos é um exemplo disso. Ele já faz parte do elenco profissional e tem jogado bem na lateral esquerda do time comandado por Alexandre Gallo. O meio campista Marcos Vinícius e o volante Liniker estão em fase de transição e já realizaram trabalhos entre os profissionais. Para o técnico Sérgio China, a Copa do Brasil é uma competição de estratégia, onde primeiro os times evitam tomar gol dentro de casa e depois partem em busca do melhor resultado para administrar fora de casa. O treinador espera ir longe na competição, mas ainda não dá pra fazer prognósticos. “Por ser a primeira competição nessa dimensão a gente vai ter ainda noção do nosso nível. Nosso pensamento é chegar o mais longe possível. Mas já vamos pegar de cara a equipe que se encontra entre os cinco melhores times no futebol de base no Brasil. Mesmo assim, confio nos nossos atletas e também no fator campo, haja vista que o gramado dos Aflitos é sempre uma dificuldade a mais para os adversários”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.